Os brasileiros com a CNH vencida devem estar atentos aos prazos para renovação do documento. Devido à pandemia do novo coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fez uma série de modificações nos serviços do Detran.
A Carteira de Habilitação invalidada em 2020 deve ser atualizada de acordo com regulamentos específicos.
Diante da necessidade de isolamento social e do fechamento de agências do Detran em todos os estados brasileiros, o Contran alterou os prazos para que os motoristas atualizassem sua CNH. O procedimento também requer a quitação do Documento de Arrecadação do Estado e a realização de exames médicos.
PRAZOS PARA CORREÇÃO DA CNH VENCIDA
Em novembro de 2020 o Contran informou que estaria prorrogando os prazos para atualização da CNH. Assim, os motoristas que, por exemplo, tiveram o documento expirado em fevereiro de 2020 terão até fevereiro de 2021 para fazer a correção.
O cronograma oficial foi determinado que cada motorista terá até 365 dias para atualizar o cadastro, que é validado de acordo com a data obrigatória de 2020. Ou seja, quem teve o vencimento em dezembro do ano passado pode circular desatualizado até dezembro deste ano.
PRORROGAÇÃO DE MULTAS E OUTROS SEVIÇOS
Ainda há variações dependendo dos estados. Para a Amazônia, o órgão informou que multas e licenciamento de veículos podem ser pagos posteriormente.
De acordo com a Portaria nº 196, a prorrogação dos prazos deve ser normalizada em outras regiões.
Também foi reiterado que o “Contran não foi acionado em nenhum outro momento sobre qualquer dificuldade dos órgãos em cumprir o estipulado na Resolução 805/20. Além disso, é importante ressaltar que a agência ainda consultou a demanda reprimida do Detrans para decidir a melhor forma de prazos serem contados novamente.”
COMO ATUALIZAR A CNH
Para poder corrigir o documento, o cidadão deve primeiro agendar um horário de atendimento na unidade do Detran mais próxima de sua região.
Além disso, você precisa corrigir todos os atrasos relacionados ao seu veículo e carteira de motorista, como multas e impostos e fazer exames obrigatórios.
É importante ressaltar que, de acordo com a aprovação do governo federal, os prazos de renovação da CNH foram prorrogados em até 10 anos, de acordo com o novo código nacional de trânsito.
Com Rede Brasil News











