
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na sexta-feira (12) a importação de “doses adicionais” da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca/Universidade de Oxford, e que no Brasil tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A liberação é específica para o imunizante produzido pela farmacêutica Serum Institute of India, que chega ao Brasil com o nome “Covishield”.
De acordo com a Anvisa, o órgão recebeu a solicitação na última quarta (10) e foi concedido na sexta (12). A Anvisa não detalhou qual o total de doses liberado para importação. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno.
“Esta aprovação se deu nas mesmas condições já aprovadas por esta ANVISA, em 17 de janeiro de 2021, para autorização temporária de uso emergencial, já que se trata da mesma vacina produzida, fabricada sob as mesmas condições já avaliadas naquela oportunidade”.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem 354 milhões de doses de vacinas garantidas, para 2021, por meio dos acordos com a Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões de doses) e Covax Facility (42,5 milhões de doses).
Com G1