Campina Grande dá início nesta terça-feira (2) à vacinação contra a Covid-19 de idosos de 85 anos ou mais, no formato drive thru. Apenas idosos que agendaram o atendimento vão ser imunizados no ponto instalado no estacionamento do Clube Campestre. Na quarta-feira (3), é a vez dos idosos com 80 anos ou mais serem vacinados dentro do carro, também mediante agendamento.
Na quarta-feira, os idosos a partir de 85 anos que não agendaram atendimento vão poder ser vacinados em 31 pontos fixos de vacinação distribuídos pela cidade. Também devem ser vacinados nesta fase os idosos de instituições de longa permanência que ainda não receberam a vacina.
Drive Thru
Na terça-feira (2), acontece a vacinação no sistema drive-thru para idosos de 85 a 89 anos. Na quarta (3), o drive-thru será voltado para idosos de 80 a 84 anos de idade. Para cada dia foram destinadas 800 vagas, e os interessados devem fazer o agendamento pelo site. As ações de drive-thru acontecem no estacionamento do Clube Campestre, das 8h às 16h, e apenas as pessoas que fizeram o agendamento serão atendidas.
Pontos fixos
Segundo a Secretaria de Saúde, na quarta-feira (3) também serão abertos 31 pontos fixos de vacinação, que serão destinados exclusivamente para pessoas de 85 a 89 anos. Para receber a vacina nestes postos, não é necessário que o idoso realize agendamento, basta procurar o local levando documento de identificação pessoal oficial e cartão do SUS.
A secretaria também reforçou que nos pontos fixos não serão vacinados os idosos de 80 a 84 anos. “Essa medida foi tomada porque o quantitativo de doses enviado para este público é suficiente para imunizar apenas 26% dessas pessoas. São mais de 5 mil idosos de 80 a 84 anos e foram enviadas apenas 1.660 doses para este público”, diz trecho da nota.
“Estamos tendo esse cuidado de escalonar a vacina dos idosos de 80 a 84 anos porque não tem doses para todos, por enquanto”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Filipe Reul.
Casas de permanência
Durante esta semana também devem ser imunizados os idosos das casas de longa permanência que ainda não receberam a vacina. Em Campina Grande são 17 instituições, mas apenas 3 têm cadastro junto ao Ministério da Saúde e, por isso, o município recebeu inicialmente apenas 160 doses para este público, mesmo tendo 467 pessoas idosas vivendo em abrigos. Agora, a Coordenação Municipal de Imunização vai realizar a vacinação dessas pessoas.
Cronograma de vacinação
Idosos de 85 a 89 anos
- 2 de março – Drive-thru (agendamento no site)
- 3 de março – 31 pontos de vacinação (sem agendamento)
Idosos de 80 a 84 anos
- 3 de março – Drive-thru (agendamento no site)
- 4 a 12 de março – Vacinação exclusiva dos idosos com dificuldade de locomoção nas residências (sem agendamento)
Pontos fixos de vacinação para idosos de 85 a 89 anos:
- Escola Municipal Doutor Assis Chateaubriand
- Complexo Plínio Lemos
- Escola Municipal Liliosa Barreto
- Escola Municipal José Tavares
- Escola Municipal Manoel F. Mota
- Escola Municipal Professora Francisca Zena
- Creche Municipal Isabele Barbosa
- Escola Municipal Epitácio Pessoa
- Escola Municipal Willian Souza Arruda
- Creche Municipal Carla Medeiros
- Creche Municipal Maria Ceci
- Escola Municipal Maria das Vitórias
- Escola Municipal Pedro Guilhermino
- Escola Municipal Estelita Cruz
- Escola Municipal Antônio Mariz (CEAI)
- Escola Municipal Apolônia Amorim
- Escola Municipal Melo Leitão
- Escola Municipal José Guilhermino
- Escola Estadual Raul Córdola
- UBS Saíde Benjamim Barbosa
- Escola Municipal Lafaiete Cavalcante
- Policlínica Luzia Dantas (Malvinas)
- Escola Municipal Tiradentes
- CEAI Municipal
- UBS Estreito
- UBS Paus Brancos
- Escola Municipal São Clemente
- Clube de Mães de São José da Mata
- Escola Municipal Maria Salomé
- UBS Odete Leandro (UEPB)
- Escola Municipal Luís Gil
Com G1/PB