Especialistas dão dicas para melhorar a qualidade do sono

Por Redação
2 min. leitura

Foto ilustrativa: Reprodução

Você tem conseguido dormir bem? O estresse tem afetado o seu descanso? De acordo com pesquisadores, a má qualidade do sono pode desencadear distúrbios psicológicos e afetar a saúde das pessoas. Segundo dados da Royal Philips, em 2019, 60% dos brasileiros afirmaram estar insatisfeitos com o seu sono e 40% não dormem por conta de estresse e preocupação excessiva. No contexto de pandemia, a situação não é diferente.

A psicóloga do sono Laura Castro afirmou que dormir mal pode afetar diretamente o funcionamento do nosso organismo. Ela explicou que a má qualidade do sono afeta a nossa capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, de produzir anticorpos, de reduzir a pressão arterial e outras funções essenciais do corpo humano.

– Tem funções que só acontecem quando a gente está dormindo. O processo de limpeza das células e da memória só acontece durante o sono – ressaltou.

Segundo Laura, algumas pesquisas questionam se a luz dos aparelhos eletrônicos e o tipo de conteúdo que temos acesso através desses aparelhos atrapalham a qualidade do sono. Ela recomendou que as pessoas se afastem dos aparelhos eletrônicos por um tempo antes de ir para a cama.

Laura ainda disse que mudar de horário todos os dias desregula o nosso relógio endógeno e atrapalha o sono. Ficar na cama sem dormir, segundo a psicóloga, também prejudica a indução ao sono.

Já a terapeuta Mariana Adamastor afirmou que uma opção para ajudar a dormir é fazer um escalda-pés com camomila. A receita é: um punhado de camomila desidratada em um litro de água fervida.

*As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM.

Compartilhe este artigo