Foto: Reprodução

Nariana Ketlen, de 16 anos, recebeu alta médica na última segunda-feira (15) após se recuperar da Covid-19. Antes disso, ela passou mais de um mês internada e pelo menos 16 dias intubada em hospitais nos municípios de Monteiro e Campina Grande, localizados no Cariri e Agreste da Paraíba.

“Ela foi o meu milagre, que Deus me presentou pela segunda vez. Me deu ela pela segunda vez”, declarou a mãe da jovem, Anarian Teixeira, de 36 anos.

A mãe disse que a família foi pega de surpresa com a gravidade da doença na filha, que não tem comorbidades apontadas como um risco maior para quem está infectado.

“Ela é muito sadia. Nairana não tinha nada, nem gripe”, contou.

Nairana ainda está debilitada e tem um pouco de dificuldade para falar. Mas, depois dos momentos difíceis que viveu, faz um alerta para que outros jovens não passem pela mesma situação.

“Por ter 16 anos, até eu mesma achava que não ia ter complicação. Mas tem. Então se previnam, porque é muito sério.

A suspeita é de que a garota tem se contaminado ao ter contato com uma vizinha e depois tenham contaminado a mãe. Ambas começaram a apresentar os sintomas do novo coronavírus no mesmo período. Mas como apresentavam apenas febre e tosse, ficaram em casa sem atendimento médico por quatro dias.

Ao sentir cansaço nas vias aéreas, Anairan resolveu que as duas iriam ao hospital Regional de Monteiro. Quando chegaram ao local, Nairana já estava com 60% de comprometimento pulmonar.

Anairan também ficou internada, só quem um hospital de João Pessoa, enquanto a filha estava em Campina Grande. Além da Covid-19, elas enfrentaram a distância em um dos momentos mais difíceis de suas vidas.

Nariana foi a paciente mais jovem internada no Hospital das Clínicas de Campina Grande. Aliado ao tratamento convencional, enquanto esteve na unidade, ela realizou desenhoterapia, e ganhou o carinho dos profissionais de saúde.

A adolescente também teve dois desejos atendidos, o de comer um sonho e ganhar um bichinho de pelúcia. As ações contribuíram para acelerar a recuperação dela, segundo a equipe médica.

“O tratamento desenvolvido para Nariana possibilitou trabalhar sentimentos e emoções, proporcionando um maior estímulo de sua evolução”, enfatizou Moisés Lima, coordenador do setor de psicologia da unidade.

Já diretor do Hospital das Clínicas, Jhony Bezerra, chamou a atenção dos pais em relação aos cuidados com os filhos.

“Mantenham os cuidados dos seus filhos com o uso de máscara e a lavagem das mãos. Não basta só a escola seguir de forma criteriosa, a orientação é válida principalmente para o ambiente doméstico, quando as crianças e adolescentes chegam de algum lugar”, frisou.

Com G1/PB

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
06:49, 23/12/2024
temperature icon 23°C
algumas nuvens
Humidity 69 %
Pressure 1015 mb
Wind 22 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 28 Km/h
Clouds Clouds: 11%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:08
Sunset Sunset: 17:41
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -