Começou neste sábado (03), o 12º Festival Internacional de Música de Campina Grande, 5º FIMUS Jazz e o 2º EuroFIMUS.
A cerimônia de abertura contará com a participação do diretor do FIMUS, Vladimir Silva, do diretor da Affins, Carlos Alan Peres, do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, além de diversas autoridades e representantes das instituições apoiadoras do evento.
Após a abertura, a Orquestra de Jazz do Douro fará um concerto ao vivo, direto do Teatro Ribeiro Conceição, na cidade de Lamego, em Portugal.
A programação segue até 11 de julho, em formato híbrido, com atividades ao vivo e gravadas. Serão realizados concertos, recitais e cursos com artistas e professores do Brasil, Costa Rica, Estados Unidos, Portugal, França, Mali e Madagascar. Ao todo, cerca de 2.500 alunos, do Brasil e do exterior, se inscreveram para os minicursos e workshops.
Além da UFCG, o evento é realizado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba e Affins Produções. Este ano, recebe o incentivo do Prêmio FUNARTE Festivais de Música 2020 e da Lei Aldir Blanc Festivais de Arte 2020, por meio da SECULT e Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Novidades
A organização do FIMUS assinou acordos de cooperação técnica com universidades e instituições artístico-culturais portuguesas e moçambicanas com objetivo de desenvolver atividades conjuntas em território nacional e nestes países.
Outra novidade é o lançamento da Escola FIMUS, que irá desenvolver um amplo projeto de educação musical em caráter permanente com as crianças e jovens da rede pública de ensino. Nesse primeiro momento, serão contemplados os alunos de Campina Grande. A ideia é ampliar para todo o Estado.
Programação
- 3/7 – 17h30
Abertura e concerto com a Orquestra de Jazz do Douro (Portugal) - 4/7 – 17h30
Manuel Matarrita: Piano (Costa Rica) - 5/7 – 20h
Quinteto da Paraíba - 6/7 – 20h
ConcerTrio: Trompete, Trompa e Piano (EUA) - 7/7 – 20h
Gabriele Leite (Violão (São Paulo) - 8/7 – 20h
Duo Alfinin: Flauta Doce e Cravo (Recife) - 9/7 – 20h
Bantam Winds: Oboé, Clarinete e Trompa (EUA) - 10/7 – 20h
Concerto ao vivo com Alzeny Nelo e Paulo César Vitor: Voz e Piano (Natal) - 11/7 – 17h30
MFM Trio (Mali, França e Madagascar)
Para mais informações, os interessados podem acessar o site do evento: www.fimus.art.br.
Com Portal Correio