O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que uma “pequena mudança ministerial deve ocorrer na segunda-feira (26)”.
O presidente deu entrevista à rádio Jovem Pan de Itapetininga. Ele argumentou que a reforma ministerial vai ser importante para “continuar administrando o país”.
“Estamos trabalhando, inclusive, uma pequena mudança ministerial, que deve ocorrer na segunda-feira, para ser mais preciso, e para a gente continuar aqui administrando o Brasil. Temos uma enorme responsabilidade, sabia que o trabalho não ia ser fácil, mas realmente é muito difícil. Não recomendo essa cadeira para os meus amigos”, afirmou Bolsonaro.
O blog da Natuza Nery havia adiantado na noite da terça-feira (20) que uma reforma ministerial estava a caminho.
De acordo com o blog, o movimento estudado por Bolsonaro é:
- Recriar o Ministério do Trabalho: assumiria a pasta o ministro Onyx Lorenzoni, atualmente no comando da Secretaria-Geral da Presidência.
- Mudança na Casa Civil: assumiria a Casa Civil o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais líderes do Centrão. O atual ministro, Luiz Eduardo Ramos, general da reserva, iria para a Secretaria-Geral da Presidência.
A ida de Nogueira para a Casa Civil seria uma tentativa de o Palácio do Planalto melhorar a relação com o Senado, em especial por causa da CPI da Covid, formada em maioria por senadores de oposição e que tem criado desgastes para o governo.
Senador Ciro Nogueira (PP-PI) em sessão da CPI da Pandemia, em 8 de julho de 2021. — Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Com Folhapress