Médicos residentes em Medicina da Saúde da Família e Comunidade em João Pessoa vão se reunir com o secretário municipal de saúde da Capital, Fábio Rocha, nesta quinta-feira (22), às 10h, na Secretaria Municipal de Saúde.
Na noite dessa quarta-feira (21), a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) se reuniu com o secretário de saúde e, posteriormente, com representantes dos residentes e intermediou o encontro, com o intuito de encontrar soluções para a paralisação dos serviços dos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), prevista para começar nesta quinta (22).
Os médicos residentes enviaram ao CRM-PB, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e outras entidades um documento com mais de 160 páginas solicitando melhorias estruturais e de funcionamento das UBS de João Pessoa.
No dossiê, há diversas fotografias que mostram problemas de infraestrutura como mofo e infiltrações; falta de medicações e insumos; falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e álcool 70%; falta de segurança patrimonial, colocando em risco a integridade física de profissionais e usuários; ausência de higienização em algumas unidades, que não contam com profissionais de serviços gerais, dentre outras inconformidades.
“Todos os pontos indicados pelos médicos residentes são pertinentes e importantes e precisam ser corrigidos. A Secretaria Municipal de Saúde já informou que vai avaliar e fazer as correções necessárias. Nosso objetivo é que os problemas sejam resolvidos e que não haja interrupção dos atendimentos para que a população não seja prejudicada”, afirmou o presidente do CRM-PB, João Modesto Filho.
Nas reuniões realizadas nessa quarta com o secretário municipal de saúde e com os residentes Felipe Cândido de Castro e Arthur Vizzotto Rolim, representaram o CRM-PB o presidente João Modesto Filho, a segunda vice-presidente Débora Cavalcanti, o diretor de fiscalização Bruno Leandro de Sousa, o corregedor Klecius Leite, a secretária Luciana Trindade e o segundo secretário Walter Azevedo.
Com Click PB