O presidente Jair Bolsonaro desembarca no estado da Paraíba no próximo mês de outubro, para inaugurar etapa do Canal Acauã-Araçagi, considerada a maior obra hídrica do Estado, executada com investimento de R$ 1 bilhão e 42 milhões, maior parte oriundos do Governo Federal.
A informação sobre a vinda do presidente foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, durante participação de live junto ao comunicador Nilvan Ferreira, no Instagram.
Confira o vídeo:
O Canal Acauã-Araçagi visa o aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF, através do Eixo Leste. As águas transpostas pelo Projeto São Francisco já chegaram à Paraíba desde o mês de março de 2017.
A captação se dá no Açude Acauã (Barragem Argemiro de Figueiredo) localizada no baixo Rio Paraíba, ao sul do Estado. A partir da tomada d’água o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar em um afluente do Rio Camaratuba, no município de Curral de Cima. Neste percurso de aproximadamente 129,178 km de extensão, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém, Mirirí, e Mamanguape/Araçagi, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento em áreas dos municípios de Itatuba, Mogeiro, Salgado de São Felíx, Itabaiana, São José dos Ramos, Riachão do Poço, Sobrado, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima.
Com Paraíba Rádio Blog