Foto: Paraibaonline
O líder dos Democratas na Câmara Federal, deputado federal paraibano Efraim Filho destacou a votação que ocorreu na sessão quarta-feira (11), quando o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o chamado “distritão” e aprovou a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais (para deputados federais, estaduais e vereadores).
Conforme o deputado, isso foi importante para os estados de menor porte, assim como a Paraíba onde o atual sistema sem coligações estava gerando uma dificuldade muito grande de formação de chapas por ter um número reduzido de candidaturas.
Para o democrata, a opção que estava sendo colocado, o distritão, era um modelo que estava gerando muitas críticas, muitos problemas, entre eles, o enfraquecimento dos partidos.
“Então diante da força da realidade local, eu acredito que foi esse o maior argumento para que o Plenário da Câmara dos Deputados aprovasse a volta das coligações que é um modelo melhor que o distritão e permite que os estados de menor porte possam ter a sobrevivência das legendas fazendo a formação das suas chapas no modelo de coligação”, avaliou.
Com Click PB