As cidades de Bananeiras e Solânea, na região do Brejo da Paraíba, terão o abastecimento de água suspenso ainda esta semana e só receberão água através de carros-pipa. De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a barragem de Canafístula, reservatório que abastece as duas cidades, secou e não há mais possibilidade de captar água para distribuição. O órgão distribuiu um comunicado nesta segunda-feira (6).
Segundo a Cagepa, a interrupção no abastecimento atingirá aproximadamente de 70 mil unidades consumidoras nestas duas cidades.
Em entrevista á uma rádio de João Pessoa, o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, Thiago Pessoa, disse que além dos carros-pipa, há uma possibilidade das cidades serem abastecidas através de caixas d’água, que vão servir como uma espécie de chafariz.
“O manancial Canafístula 2, devido à crise hídrica, chegou a um nível que a Cagepa não consegue mais abastecer as duas cidades. O reservatório está numa situação muito crítica e por isso, vamos ficar apenas abastecendo através de carros-pipa. A Cagepa já pleiteou junto às prefeituras, a instalação de caixas d’água, que vão servir como chafariz e estamos em processo de contratação para perfurar quatro poços em Solânea e outros quatro em Bananeiras”, disse Thiago.
Thiago descarta que este colapso no abastecimento tenha sido por causa do crescimento populacional destas cidades. Ele garantiu que a Cagepa tem acompanhado este cenário com um projeto de ampliação e nos municípios mais atingidos pelas falhas no abastecimento de água, a cobrança nas contas foi suspensa e o fornecimento de água para as caixas d’água também não está sendo cobrado.
Bananeiras é um dos principais destinos turísticos da Paraíba. Cidade serrana, o local hoje possui vários condomínios de alto padrão. A curto prazo, segundo Thiago, a solução para a região que está sendo buscada pela Cagepa é a construção de uma adutora para receber a água do Rio São Francisco, via Campina Grande.
“Bananeiras e Solânea vão ser contempladas agora com o projeto da adutora de Campina Grande, que já está em fase de contratação para a obra. Ela vai abastecer todo o Brejo”, falou Thiago.
Com G1/PB