Os atos de comemoração ao Dia da Independência na Paraíba terminaram sem nenhuma ocorrência policial nos 30 eventos realizados em 21 cidades do estado, nesta terça-feira (7). Na avaliação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, a Operação Independência, que teve início na última sexta-feira (3) com reforço de mil policiais nas ruas por dia, foi um sucesso.
“Nós precisamos ressaltar o nível de civilidade, tanto daqueles que participaram de eventos à esquerda como outros vinculados à direita. Eles participaram respeitando a democracia e levaram as suas ideias e ideais. Não tivemos qualquer tipo de confronto físico, sem qualquer disparo de arma não-letal sequer, seja com elastômero (bala de borracha) ou gás lacrimogêneo. Enfim, a paz reinou na Paraíba”, destacou.
Durante o período da operação, cinco festas foram encerradas em João Pessoa e nos municípios de Sousa, Santa Rita e Cruz do Espírito Santo. Além disso, o balanço da PMPB conta com 15 aparelhos de som apreendidos, mais de 37,5 mil em multas aplicadas e 25 pessoas apresentadas nas delegacia por esse tipo de prática (perturbação do sossego ou poluição sonora), na região do litoral da Paraíba.