Uma investigação da Polícia Civil sobre furto de gado na cidade de Conceição (PB) resultou na apreensão de uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38 e munições nos dois calibres. Um homem foi preso por posse ilegal de arma de fogo.
A Operação Abigeatus foi deflagrada na quinta-feira (2), no mesmo município, por policiais da delegacia local e do Grupo Tático Especial (GTE).
O início dos levantamentos se deu no dia 28 de outubro deste ano, quando a Polícia Civil foi informada de que criminosos efetuaram um disparo de espingarda na cabeça de um animal.
A Polícia Civil identificou os suspeitos e representou por mandados de buscas domiciliares, o que foi concedido pela Comarca da região. O investigado foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante.
Do Latim, Abigeatus significa “roubo de gado”. Com base nessa expressão, o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 155, §6º, classifica como Abigeato “a subtração de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração”.
A pena aplicada neste caso é de dois a cinco anos de reclusão.
Da Assessoria