
O professor, estatístico e analista político Pedro Cesar Coelho em uma live pelo YouTube cravou uma perspectiva após analisar a pesquisa do Grupo 6Sigma que Bolsonaro ganhará no segundo turno às eleições para presidente da república com mais de 11 milhões de votos de vantagem.
A ideia de dar um segundo mandato ao presidente Jair Bolsonaro hoje é rejeitada pela maioria da mídia nacional, segundo diferentes pesquisas eleitorais. Esses mesmos levantamentos mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para vencer a disputa presidencial do próximo ano, o Grupo 6Sigma aponta a direção contrária em suas pesquisas e tem se destacado pelos acertos realizados em pesquisas eleitorais nos ultimos anos.
Apesar disso, o cientista político Pedro Cesar Coelho, professor da Universidade Estadual da Paraiba e consultor político do Grupo 6Sigma, avalia que Bolsonaro se mantém um candidato competitivo, com chances de permanecer no Palácio do Planalto em 2023.
Em entrevista a TV paraibana, ele lembra que o presidente mantém nas mãos a “chave do cofre”, ou seja, recursos para tentar reverter sua impopularidade com políticas de governo, como o aumento de transferências de renda, seja com a prorrogação do auxílio emergencial ou a ampliação do Bolsa Família e também a condução do processo eleitoral com domínio das mídias digitais o que pesa muito no sistema eleitoral.
Jair Messias Bolsonaro será reeleito com mais de 11 milhões de votos de maioria, de acordo com a pesquisa do Grupo 6Sigma e das analises do método Coelho, criado pelo professor. Coelho acredita que “o canal paralelo de comunicação” construído por Bolsonaro e seus apoiadores por meio de grupos de WhatsApp e Telegram terão novamente papel importante na eleição, como forma de divulgar mensagens favoráveis ao presidente. Para Pedro Cesar Colho, mesmo narrativas que pareçam pouco convincentes para parte da população podem cativar eleitores.
De Página 1PB