O secretário de Planejamento de Campina Grande, Félix Araújo Neto, anunciou que a estrutura do Cine Capitólio, que fica localizado no Centro da cidade, deve ser recuperada.
Inaugurado em 1934 por Olavo Wanderley, o Capitólio fez a exibição de diversos filmes e foi palco de grandes eventos políticos e culturais no século XX na Rainha da Borborema.
Políticos que marcaram a história brasileira, a exemplo de Carlos Lacerda, que foi muito popular nas décadas de 1950 a 1960, discursaram no Cine Capitólio.
Também foram realizadas apresentações artísticas de cantores como Dalva de Oliveira, que foi uma grande compositora da Música Popular Brasileira (MPB) considerada o “rouxinol brasileiro” por causa da sua bela voz soprano.
A estrutura do Cine, que é patrimônio histórico campinense, corre o risco de ruir.
No entanto, o secretário ressaltou em entrevista a uma emissora de rádio, que a Prefeitura tem dialogado com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) para a reforma do prédio.
“O Capitólio se encontra fechado. A Prefeitura de Campina Grande tinha um projeto e apresentou ao Iphaep. Durante anos, houve um embate muito forte entre a Prefeitura e o Iphaep, o que gerou um embate de ordem jurídica. Conseguimos dialogar com o Iphaep para a construção de um projeto a ‘quatro mãos’, disse Félix.