Um decreto com novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 em João Pessoa foi publicado na noite desta quinta-feira (30). Conforme o texto, assinado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), foi retirada a limitação de horário de funcionamento de bares e restaurantes a partir do dia 1º de janeiro de 2022
Outra mudança que o decreto traz é a flexibilização de 70% para 80% de alguns setores como missas e cultos, teatros, circos, além de eventos sociais (casamentos, batizados, festas de aniversários e similares), todas em que havia controle da capacidade de público nesse percentual.
Na madrugada do dia 1º de janeiro, noite de Réveillon, será proibida a instalação de tendas ou outros objetos na praia, que estimulem a aglomeração de pessoas. Também será proibida as atividades de ambulantes na faixa de areia das praias de João Pessoa.
Continua permitida a realização de shows em João Pessoa, com o uso obrigatório de máscaras faciais, disponibilização de álcool 70%, aferição da temperatura corporal na entrada. Estes espaços agora poderão ter 100% da capacidade de público.
Os bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência poderão funcionar com ocupação de 80% da capacidade do local, mantido o distanciamento de 1,0m entre as mesas, sendo obrigatória a colocação de álcool em gel em cada uma delas. Fica vedado o uso de narguilés nos espaços fechados.
As escolas da rede pública municipal continuam autorizadas a funcionar, de forma remota ou híbrida, com distanciamento mínimo de 1m entre alunos e também professores e funcionários, bem como uso de máscara por alunos, professores e demais funcionários, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal, no momento do acesso às unidades educacionais.
Com G1 Paraíba