Apesar de aumento nas internações e ocupação de leitos para o tratamento da covid-19, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse nesta quarta-feira (9) que o estado está com uma das menores taxas de ocupação de leitos da Covid-19 do país.
“A Paraíba é o estado com menor ocupação de leitos juntamente com Minas Gerais. O cenário epidemiológico com maior número de casos se concentra na grande João Pessoa”, disse.
Segundo o gestor, conforme a demanda por leitos seja necessária, a reversão de leitos de outras doenças será dada para o tratamento da Covid-19.
“Nós estamos ampliando os leitos. Ano passado, houve um decréscimo no número de casos e óbitos, agora estamos revertendo os leitos para atender os casos Covid-19. Quando chega a 80% de ocupação, existe o disparo imediato de novas ampliações de leitos. Só podemos ampliar quando existe a demanda”, explicou.
O secretário reforçou que a atual taxa de transmissibilidade requer atenção. “Temos uma taxa de 1.3 em todo o estado. João Pessoa com 1.17. Este é um momento das pessoas exercerem sua consciência cidadão e evitar de ir para ambientes com aglomerações no sentido de evitar grande contaminações”, alertou.
Ainda segundo ele, a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 59%. “Não há nenhum motivo para pânico acerca de falta de leitos, a população terá sempre leitos disponíveis”, alertou.
Dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES) registraram em leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 88%. Em Campina Grande, estão ocupados 48% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 56 % dos leitos de UTI para adultos.
De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 26 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo 433 pacientes estão internos nas unidades de referência pra Covid-19.
Na última segunda-feira (07), a equipe de fiscalização do Conselho de Medicina esteve no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, e constatou o aumento da ocupação de leitos: das 24 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 18 estavam ocupadas; na enfermaria, dos 20 leitos existentes, 18 estavam com pacientes.
Com Click PB