A partir desta sexta-feira (11), a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para as mulheres grávidas e puérperas, que deram à luz nos últimos 45 dias, passa a ser aplicada quatro meses após a segunda dose, assim como acontece para todos os adultos. Anteriormente, a aplicação acontecia no intervalo de cinco meses.
A decisão de reduzir o prazo foi tomada para aumentar a proteção desse público e dos bebês. Em Campina Grande, a vacina para mulheres grávidas é aplicada no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.
“É essencial que as gestantes se vacinem porque temos tido um aumento de internações. Apesar de serem casos leves, internação sempre inspira cuidados”, explicou a diretora da maternidade, Dra. Suelem Taís.
Atualmente, na Unidade Obstétrica de Superação da Covid-19 (UNIDOS), que fica no ISEA, estão internadas dezoito mulheres, todas em leitos de enfermaria. Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o número de admissões de pacientes com Covid-19 na ala subiu de 3 para 38.
Fonte: G1 Paraíba
Foto: Codecom PMCG/Divulgação