Reitor discute com estudante durante protesto na UFPB: ‘Lamentável que você tenha passado para o curso de direito’

Por Redação
2 min. leitura
Foto: Beatriz Firmino/Arquivo Pessoal

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram um protesto no campus da instituição em João Pessoa reivindicando a volta das aulas presenciais com protocolos sanitários de prevenção contra a disseminação da Covid-19, principalmente o chamado passaporte da vacina. Durante o ato, o reitor Valdiney Gouveia discutiu com um aluno: “É lamentável que você tenha passado para o curso de direito”. Parte do bate-boca foi registrado em vídeo.

O grupo de estudantes se reuniu a partir das 8h30 desta quinta-feira (10), em frente à reitoria da instituição, para realizar a manifestação, que perdurou até por volta das 12h.

O reitor disse que fez as declarações ao aluno após ser agredido verbalmente por ele. “Ele foi extremamente agressivo ao ponto de pedir para que ele baixasse o tom de voz. Ele disse ‘o senhor é um interventor e está aqui ilegalmente’”. Depois disso, Valdiney perguntou qual o curso do aluno e fez a declaração registrada no vídeo.

“Há uma decisão do STF [que ampara a legalidade da reitoria]. Imagina se nós formamos operadores de direito que agem em razão dos seus interesses pessoais, de partidos e de movimentos que represente. A fala só foi no sentido de dizer que ele quer passar por cima do STF”, disse.

Desde que foi conduzido à Reitoria, no fim de 2020, Valdiney é alvo de protestos da comunidade acadêmica. Isso porque a chapa em que estava Valdiney ficou em terceiro lugar na lista tríplice, sendo a menos votada na consulta pública. Ele foi nomeado reitor por Jair Bolsonaro.

Com G1 Paraíba

Compartilhe este artigo