O homem mais alto do Brasil, Joelison Fernandes da Silva, mais conhecido como Ninão, tirou as medidas da prótese que deverá usar na perna direita. Com 2,37 metros de altura, ele amputou o membro em dezembro de 2021, por causa de uma osteomielite – doença infecciosa que atinge os ossos. A cirurgia que levou quase três horas foi feita no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande.
O fabricante tirou as medidas da perna de Ninão no local onde ele faz fisioterapia, em Campina Grande. Ainda não há previsão de quando a prótese ficará pronta por ser um implante de tamanho especial.
Ninão disse que está muito ansioso para colocar a prótese: “eu estou a mil, muito ansioso”, disse ele.
Por enquanto, ele segue fazendo fisioterapia para que o corpo se adapte bem ao implante da perna direita e relata que está evoluindo bem. Ele atualmente mora em Assunção, no Sertão da Paraíba, mas faz tratamento em Campina Grande.
A osteomielite de Ninão foi diagnosticada há cerca de quatro anos, mas os sintomas surgiram há aproximadamente uma década. A cirurgia representa alívio para Ninão, que vai deixar de sentir dores e terá as complicações de saúde reduzidas.
Os recursos para a cirúrgia e cuidados pós-operatórios foram arrecadados em uma campanha realizada pela internet. Já a prótese foi doada por um morador de João Pessoa.
Com G1 Paraíba