
Em uma atualização de software, a Apple adicionou 37 novos emojis ao teclado do iPhone e chamou atenção por disponibilizar agora no catálogo o desenho de um homem grávido e outras figuras de gênero neutro. Agora é possível utilizar o emoji de “pessoa com coroa”, por exemplo, que acompanha os desenhos de rei e rainha. A nova atualização estava disponível desde janeiro, como uma atualização opcional, segundo a Fox News.
A iniciativa da empresa de tecnologia foi recebida com elogios pela comunidade LGBTQ+. Em entrevista ao Insider, um porta-voz de uma organização familiar inclusiva LGBTQ+, a PFLAG, chamou esses emojis de “uma maneira totalmente nova de se expressar”.
Por outro lado, as redes sociais se dividiram com a ação. A comunidade mais conservadora se mostrou em choque com a adição. “Palavras me faltam”, escreveu o jornalista britânico Piers Morgan, conhecido por mensagens transfóbicas. No entanto, em resposta àqueles que estão ridicularizando o emoji, o correspondente político Tom Hardwood twittou: “Se você não gosta do emoji de homem grávido, talvez não o use?”.
Vale lembrar que este não é o primeiro passo que a Apple dá para tornar seus emojis mais inclusivos e neutros. Em 2019, a empresa lançou dezenas deles com símbolos surdos e cegos, além de opções andróginas para cada um dos emojis com um humano.
de Fox News