As tropas do exército russo enfrentaram dificuldades para avançar em um vilarejo localizado ao norte de Kiev. Moradores do local decidiram abandonar suas casas e abriram as comportas de uma represa, fazendo com que a região ficasse completamente inundada.
Localizado a 46 km ao norte de Kiev, o vilarejo Demydiv ficou ilhado em decorrência da quantidade de água que foi liberada pela represa. Imagens de satélites mostram como o local era antes e depois da estratégia adotada pelos residentes.
O primeiro registro mostra que em 28 de fevereiro, quatro dias após a invasão russa, a área de Demydiv ainda estava seca. Os registros foram feitos pela empresa americana Maxar Technologies.
No dia 22 de março, as novas imagens divulgadas pela companhia mostram que o vilarejo ficou “ilhado” e estradas e pontes da região acabaram submersas.
Registros nas redes sociais, feitos em 19 de março, mostravam diversas imagens deste pequeno vilarejo de cerca de 2.400 habitantes, totalmente submerso.
Na época, o vice-prefeito do Oblast de Kiev (como é conhecido em toda a região da capital ucraniana), Konstantin Usov, chegou a culpar os russos pelo rompimento da barragem.