
Um guaxinim do zoológico do Parque Arruda Câmara (Bica) foi encontrado no quintal de uma casa no bairro do Roger em João Pessoa/PB durante esta quarta-feira (04). O homem que encontrou o animal, disse em áudio que ninguém conseguiu sair do local para as obrigações diárias por causa do bicho.
“Como aqui é um pequeno condomínio, tem vários vizinhos que moram, fica um entra e sai aqui, só que até agora ninguém saiu com medo desse bicho porque ele fica agressivo”.
Segundo a assessoria da Bica, o animal chamado Rei fugiu por um erro de manejo. Conforme Thiago Nery, veterinário do zoológico, o guaxinim estava separado da família porque a fêmea teve um filhote recentemente, e o animal tem histórico de agressividade. Então, ele foi mantido no mesmo recinto, afastado por um cambiamento até se acostumar com o filhote.
Um dos tratadores dos animais, ao entrar no espaço, não percebeu a presença do guaxinim e fechou apenas o portão do cambiamento onde estava a fêmea e o filhote, possibilitando a fuga.
A Polícia Ambiental foi acionada para fazer a retirada do animal. Rei já se encontra na Bica, onde passa por observação médica. O veterinário informou que o guaxinim apresenta um ferimento em uma das patas traseiras e em dois dedos da pata dianteira direita, provavelmente ocasionados pelo contato do animal com o asfalto.
Conforme a Bica, a espécie do guaxinim é conhecida também como mão-pelada. Outros nomes para o mamífero são cachorro-do-mangue, cachorrinho-guaxinim, cachorro-do-mato-guaxinim, meia-noite, jaracambeva, jaguacampeba, iguanara, jaguacinim e guaxinim-sulamericano. Pode ser encontrado em todo o Brasil, Argentina, Uruguai e Costa Rica.