Foto: Reprodução

A temporada de chuvas está ativa e com isso os casos de picadas de escorpião se tornam frequentes na região da Paraíba.

No período de 1º de janeiro deste ano ao dia 30 de maio, foram atendidos no Hospital de Trauma de Campina Grande, 902 pacientes vítimas do animal.

A médica Andréa Sampaio alerta para a presença dos escorpiões nas residências no período chuvoso.

“Os escorpiões tendem a procurar locais úmidos e quentes durante a chuva, entram em nossas casas e ficam em lençóis, camas, toalhas e sapatos”, explicou.

Em caso de picada, Andréa orienta que os pacientes procurem a unidade hospitalar mais próxima, a fim de tratar dos sintomas e também para que os casos sejam cuidados conforme a gravidade.

Nos casos leves, é comum que o paciente sinta dor intensa e lancinante, queimação e um pouco de taquicardia. Nesses casos, o tratamento é feito somente com analgesia.

A médica destaca ainda que submeter o paciente ao soro, para fim de hidratação é desnecessário.

“Nos casos moderados e graves é necessária uma assistência urgente com a aplicação do soro antiescorpiônico, levando em consideração o aumento da pressão, sudorese intensa e aumento da saliva”, explicou.

No Hospital de Trauma de Campina Grande não há registro de casos graves. Porém, os pacientes podem entrar em estado de coma ou ainda apresentar quadro convulsivo.

Andréa Sampaio destaca ainda que crendices sobre aplicar pó de café ou mastruz na região atingida, somente atrasa a busca por ajuda médica e consequentemente, o tratamento correto.

https://youtu.be/C6EvukrflEs

da Redação

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
00:41, 15/12/2024
temperature icon 22°C
nuvens dispersas
Humidity 83 %
Pressure 1011 mb
Wind 18 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 29 Km/h
Clouds Clouds: 37%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:05
Sunset Sunset: 17:37
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -