A obra de construção de um calçadão na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo/PB, foi suspensa nesta quarta-feira (8) após vistoria realizada no local pelo Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB) juntamente com representantes da prefeitura da cidade. Após recomendação do MPF, a prefeitura de Cabedelo suspendeu a obra temporariamente. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deve ser firmado na segunda-feira (13).
Além da vistoria nas obras em andamento, conforme o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Francisco Urtiga, a prefeitura se reuniu com moradores para explicar sobre a utilidade pública e os benefícios para a população “Atualmente existe um único acesso entre Intermares e a praia do Poço”, explicou. O novo calçadão seria mais um acesso pela orla da praia.
Moradores do local contestavam o andamento das obras nas redes sociais. Segundo eles, a obra causou supressão da vegetação fixadora de dunas. O local também é considerado área de preservação.
A obra é a construção de um calçadão de três metros, com piso tátil pela beira da praia. Segundo Francisco Urtiga, tudo foi realizado visando diminuir os impactos ambientais “Houve desvio de coqueiros e outras árvores, além da manutenção de uma grande parte da vegetação”, disse o secretário.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (13), quando haverá a tentativa de elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).