A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou a montagem dos serviços e do plano operacional para o atendimento em saúde no Maior São João do Mundo. A estrutura conta com posto de saúde na área principal do Parque do Povo, ambulâncias nas áreas inferior e superior e mobilização de unidades hospitalares.
O posto de saúde, que fica na arena principal do Parque do Povo, tem doze leitos de enfermaria e um leito de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites. Além disso, duas ambulâncias ficarão mobilizadas em pontos estratégicos, assim como maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel em qualquer espaço da festa.
A rede hospitalar de assistência foi montada com o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I sendo a referência de atendimento clínico, as duas Unidades de Pronto Atendimento para suporte e o Hospital de Trauma e Emergência para os casos de acidentes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi preparado para realizar os atendimentos de emergência e resgate.
“Estamos com toda a estrutura montada para prestar o melhor atendimento a todas as pessoas que precisarem. Geralmente, a maior parte dos nossos atendimentos é de baixa complexidade e esperamos que assim se mantenha durante toda a festa, com uma celebração saudável nesse retorno após dois anos sem o nosso principal evento festivo”, disse o secretário de Saúde, Dr. Gilney Porto.
Nesta sexta-feira, 10, também já foi iniciado o trabalho de testagem aos turistas e visitantes que chegam através do aeroporto João Suassuna, do terminal rodoviário Argemiro Figueiredo e a rodovia BR-230. As equipes da Vigilância em Saúde aplicaram testes para várias doenças infectocontagiosas e deram orientações aos passageiros.
Nos distritos de Galante e São José da Mata, as festas serão atendidas com ambulâncias de prontidão para os casos necessários. Ainda durante O Maior São João do Mundo, a Secretaria de Saúde vai realizar o trabalho de fiscalização e acompanhamento às questões sanitárias com a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa).
Fonte: Codecom/PMCG
Foto: Codecom/PMCG