Fogueira, quentão, pamonha, canjica e fogos de artifício. Alguns destes itens tradicionais do cenário junino fazem parte, também, da lista de risco de queimaduras. Para alertar e informar a população sobre a prevenção a esses acidentes, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande vai realizar a 19ª Campanha de Prevenção de Queimaduras, que terá como slogan: “Cuidado Para Não se Queimar”.
A abertura da campanha será hoje (13), às 10h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virginius da Gama e Melo com distribuição de folderes informativos com dicas de como evitar e onde tratar as queimaduras.
A ação, que segue até o dia 30 de junho, tem como objetivo mobilizar e informar a sociedade quanto aos métodos de prevenção de acidentes com queimaduras, principalmente nesta época do ano em que se registra um aumento de acidentes com as brincadeiras juninas.
Segundo a diretora geral do Trauma-CG, Ingrid Ramalho, a campanha tem o objetivo de alertar sobre as principais causas de queimaduras, sensibilizar para a prevenção e informar a comunidade sobre como agir em casos de queimaduras.
De acordo com o cirurgião plástico Bruno Barreto, as crianças de hoje estão muito atentas e entendem bem as mensagens de prevenção, absorvendo as instruções de como agir na hora de qualquer acidente com o fogo, principalmente nesta época do ano quando se registra um aumento de acidentes com as brincadeiras juninas. “Passamos a fazer esse tipo de campanha porque a criança capta a mensagem de prevenção bem tranquilamente. Em vários aspectos hoje, a criança é uma porta aberta para você passar a mensagem desde cedo”, destacou o médico.
A coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma-CG.
Segundo os médicos, não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento.
O Hospital de Emergência e Trauma é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h, atendendo à população do Compartimento da Borborema.
O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.
Fonte: Governo do Estado da paraíba