Hoje, 20 de junho, é comemorado o Dia do Vigilante em todo o território brasileiro. Para ressaltar a importância representada pela data histórica, o Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Campina Grande, Edimir Bernardo da Silva, parabenizou toda a categoria de trabalhadores em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Edimir Bernardo também ressaltou os serviços prestados pelas vigilantes do sexo feminino. ”Principalmente as vigilantes femininas que prestam serviços em bancos e diversas repartições”, disse o presidente.
Tendo suas primeiras atividades sendo registradas na data de 600 anos A.C, na Babilônia, a profissão de vigilante é considerada uma prática milenar.
No Brasil, em 1626, o Ouvidor Luiz Gustavo de Brito criou o primeiro grupo de segurança. Os vigilantes eram chamados de ”quadrilheiros” naquela época, em virtude do alto índice de violência registrado em terras brasileiras.
A profissão só passou a ser reconhecida no Brasil em 20 de junho de 1983, através de uma lei sancionada pelo presidente João Batista Figueiredo.
O Dia Nacional do Vigilante só passou a ser considerado como uma data comemorativa oficial durante em 2015, quando a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 13.136/15.
Texto: Daniel Vidal
Equipe Blog do Márcio Rangel











