Um estudo divulgado nesta segunda-feira na revista científica ‘Nature’ (29) revela que um bloco de gelo condenado a derreter na Groenlândia elevará o nível do mar em 25,4 centímetros. Isso representa mais que o dobro do aumento do nível do mar do que os cientistas esperavam, de acordo com o padrão de derretimento do manto de gelo da Groenlândia.
O bloco foi chamado de ‘gelo zumbi’, o que significa que ele ainda está preso em áreas mais grossas das geleiras, mas não é mais alimentado por elas. Ou seja, ainda está conectado a elas, mas não recebe mais suprimento de neve. Isso torna o seu desaparecimento inevitável.
A pesquisa ‘Desequilíbrio climático do manto de gelo da Groenlândia e aumento comprometido do nível do mar’ usou imagens de satélite para rastrear o degelo da Groenlândia e a alteração da forma da calota de gelo entre 2000 e 2019. Apesar dos cálculos possibilitarem uma boa estimativa do nível da elevação do mar, ainda não é possível saber em quanto tempo isso ocorrerá.
Segundo os autores do estudo, 3,3% do volume total de gelo da Groenlândia derreterá não importa o que aconteça, mesmo que a emissão de carbono seja reduzida. Esta é a primeira vez que cientistas calcularam para a Groenlândia uma perda mínima de gelo e o consequente aumento do nível do mar que acompanhará o derretimento.