Policiais da 13ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (13ª DSPC), sediada no município de Picuí, deram início a um ciclo de palestras voltadas para crianças e adolescentes da região, informando sobre os males causados por substâncias entorpecentes. As primeiras unidades de ensino visitadas foram na cidade de Damião.
O projeto “Polícia Civil na Escola” conta com o apoio do Conselho Tutelar. Os policiais expõem amostras de vários tipos de entorpecentes e explicam os efeitos que cada um deles causam no ser humano.
De acordo com o delegado seccional Iasley Almeida, o objetivo principal do trabalho é ajudar na conscientização dos jovens sobre as consequências físicas e psicológicas do uso de drogas, como também do envolvimento com o tráfico, como forma de prevenir a um possível ingresso no mundo do crime, uma vez que o uso de drogas pode significar uma porta aberta à criminalidade violenta.
“Muitas vezes, no fervor da adolescência os adolescentes são cooptados e iludidos de um mundo se ostentação, prazer e diversão, quando na verdade o mundo das drogas só leva a desestrutura familiar, a cadeia e a destruição.
Ao cair nas armadilhas das drogas, tornam-se dependentes químicos e, sem condições financeiras para saciar o vício, o que leva ao furto e roubo, para auferir os recursos financeiros necessários para continuar saciando o vício e pagar suas dívidas com o tráfico. Aí pode ser tarde demais. É isso que estamos tentando explicar a essa juventude”, disse o delegado.
Estudos revelam que a maioria dos assassinatos no Brasil está diretamente relacionada à guerra do tráfico de drogas, protagonizada por organizações criminosas que disputam territórios para dominar esse comércio ilegal.
“Pode parecer utopia, mas se as pessoas deixassem de usar drogas, não existira essa violência toda. Sei que erradicar o consumo é quase impossível, mas quanto mais nós conseguirmos avançar nesse objetivo, de educar para prevenir o uso de drogas, melhor será para toda a sociedade”, concluiu Iasley Almeida.
Circunscrição
A área da 13ª DSPC abrange os municípios de Picuí (sede), Frei Martinho, Nova Floresta, Cuité, Damião, Barra de Santa Rosa, Sossego, Pedra Lavrada, Baraúna e Nova Palmeira.
Fonte: Ascom/Polícia Civil da Paraíba