Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito definiu um novo símbolo para a vaga reservada para idosos em estacionamentos. O Jornal Hoje mostrou que o CONTRAN dá prazo de até 5 anos para novo modelo ser adotado.
O desenho do bonequinho com a bengala vai desaparecer e deve virar o de uma pessoa com postura reta, com 60+ escrito ao lado.
Em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, já começou. A prefeitura espera trocar a sinalização das 96 vagas existentes para idosos até o ano que vem.
A discussão sobre a necessidade de atualizar o símbolo dos idosos já chegou ao Legislativo. No Distrito Federal, por exemplo, a Câmara Legislativa aprovou a mudança em duas comissões – falta apenas o plenário, mas o Detran já informou que o cumprimento da decisão do CONTRAN é questão de tempo.
O Conselho Nacional de Trânsito explicou que a troca da sinalização é para tornar a identificação mais simples e evitar o rótulo de que pessoas com mais de 60 anos são frágeis.
A antropóloga Mirian Goldenberg, que estuda o envelhecimento há mais de 30 anos, diz que é preciso acabar de vez com o preconceito e o estigma de que os idosos não têm função na sociedade.
“Uma pessoa de 60 anos, hoje, não tem nada daquela, daquela postura de bengala. Aquilo só servia e serve ainda, né, para reforçar os preconceitos, os estereótipos e os estigmas que que existem associados à velhice e por isso essa mudança é super bem-vinda. Quer dizer, não vamos reclamar porque ela veio tarde. Veio tarde, muito tarde, mas ainda bem: antes tarde do que nunca”, diz.
Com G1