O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) fez uma nova denúncia contra o empresário e herdeiro Thiago Brennand por ameaçar o caseiro de uma propriedade em um condomínio de luxo em Porto Feliz, no interior de São Paulo.
A denúncia da Promotoria de Porto Feliz foi juntada ao processo nesta sexta-feira (21), e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) analisa o caso.
O caso ocorreu na tarde do dia 25 de julho de 2022. De acordo com o MP, a vítima dirigia o próprio carro próximo a uma das portarias do condomínio e passou em frente à casa de Brennand, que estava saindo do imóvel.
Segundo o documento da Promotoria, a partir disso, Brennand passou a perseguir o caseiro, a buzinar e, em determinado momento, baixou o vidro do veículo para gritar “vagabundo, onde você pensa que vai?”.
Na denúncia, o MP-SP destacou a oitiva de um policial militar aposentado que trabalhava como segurança no condomínio de Brennand e presenciou o crime denunciado.
A testemunha contou às autoridades que viu quando o empresário fechou o carro da vítima no condomínio, próximo de uma das portarias, e houve uma discussão. O segurança disse que Brennand chamou a vítima de palavras de baixo calão e houve “empurra empurra”.
Conforme apurado pelo MP, Brennand teria dito: “Olha pra você seu velho! Só não te quebro aqui porque você está no lugar errado! Olha o tamanho da sua barriga, seu velho safado.” Além disso, o empresário teria empurrado e desferido um tapa na cabeça da vítima.
Segundo a testemunha relatou ao MP, durante a discussão, o empresário chegou a ameaçar bater no motorista que teve o carro fechado, mas disse que não faria por causa da idade dele. Durante a discussão, a testemunha afirmou que Thiago manteve a mão nas costas, “dando a entender que estava armado”, para intimidar a vítima.
Ao fazer a nova denúncia, o MP também citou os outros crimes pelos quais Thiago foi denunciado e está sendo investigado, além do descumprimento de ordens judiciais e desrespeito à Promotoria.
“Verifica-se um padrão de comportamento desrespeitoso a trabalhadores que desempenham atividades no interior da Fazenda Boa Vista. O denunciado parece revelar desprezo e desdém a quem, na visão dele, não ostenta a mesma condição econômico-financeira ou que esteja em qualquer situação de vulnerabilidade (como nos casos de violência a envolver as inúmeras vítimas mulheres).”
O g1 entrou em contato com a defesa do Thiago Brennand, que disse que não vai se manifestar sobre o caso por enquanto.
Agressão a garçom
O empresário Thiago Brennnad já havia sido denunciado pelo MP-SP por outros crimes no condomínio de luxo em Porto Feliz. No último dia 19, ele foi denunciado por lesão corporal no caso envolvendo uma agressão contra o garçom Vitor Machado, em março deste ano.
A vítima contou que estava saindo de moto do trabalho quando cruzou com o carro de Thiago. Após uma discussão, o empresário teria dado um tapa no rosto de Vitor e grudado a vítima pelo pescoço. Vídeos aos quais o g1 teve acesso mostram a confusão.
À polícia, no dia 31 de maio deste ano, Thiago alegou que a acusação do garçom era falsa e que não estava no condomínio no dia das agressões. Ele afirmou ainda que um funcionário e os seguranças do condomínio que teriam participação no caso.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse, anteriormente, que as imagens da agressão foram solicitadas no início de setembro e que “o caso retornou à delegacia para novas diligências”.
Com G1/SP