O quanto custa um sonho? Essa pergunta reflete no pensamento de muitos, e essa reflexão nos faz pensar, o quanto custa sonhar e dá a oportunidade do outro realizar o seu sonho. Essa oportunidade foi dada por Leni Sucupira, diretor prisional do Presídio do Serrotão, em Campina Grande.
Em suas redes sociais o diretor compartilhou um depoimento de superação e de reflexão as nossas opiniões e visões filosóficas, ele conta que um detento da unidade prisional começou a consultar a liberação do uso de materiais escolares para uso próprio, mas de início ele preferiu ter atenção e ficou observando seu comportamento, até que liberou depois de um tempo o uso do material para o estudo.
Assim se passaram alguns meses e o rapaz começou a dá os resultados referentes aos estudos praticados diariamente, a aprovação no Encceja para o ensino fundamental e logo após para o ensino médio. A partir daí o desafio era outro, viria o ENEM, e o sonho de se tornar médico e virar a chave da sua vida, em conversa com o diretor Leni, ele comentou sobre o seu sonho e sua persistência em dá orgulho e ter uma mudança de vida que já tinha sido interrompida com a atual situação que ele passara.
Foi aí que veio o reconhecimento dos seus estudos e a primeira aprovação em uma universidade chegou, em 2021 ele conseguiu sua aprovação em Odontologia na UEPB, e como já era esperado por aqueles que acompanhavam sua caminhada, ele passou em primeiro lugar.
A direção da unidade prisional ficou muito feliz e satisfeita com o resultado, mas o rapaz não estava contente, não era aquele o seu objetivo, faltava a sua aprovação para o seu sonho, o curso de Medicina, foi a partir disso que foi feita uma promessa entre Leni Sucupira e ele, onde o diretor prometeu que iria levar com o maior prazer o rapaz para o seu primeiro dia de aula no curso de Medicina.
Foi um ano cheio de lutas e aprendizados, ele colaborou na aprovação e no desenvolvimento educacional de outros detentos e somou tudo isso aos estudos, até que chegou o ENEM mais uma vez e como já era esperado, ele passou para o curso de Medicina, mas não bastando somente essa conquista, veio a cereja do bolo, a nota mais alta na redação, isso a nível nacional.
O problema que a vida sempre nos reserva algumas surpresas e nesse caso, tinha um detalhe que era crucial, o regime do rapaz era fechado e sendo assim não era possível libera-lo para as aulas, foi a partir disso que junto com o Dr. Vlademir e Dr. Gustavo Lira da Vara de Execuções Penais, junto com os seus advogados encontraram uma forma que inclusive já era utilizada em outros locais do Brasil, onde o detento poderia ir de Tornozeleira Eletrônica para o local de estudo e voltaria para a unidade prisional sem assim prejudicar sua pena e seus estudos.
Até que chegou o grande dia, o diretor a caminho do Presídio conta toda a história e vai em busca do rapaz, para cumprir a sua promessa e levar o sonhador ao seu primeiro dia de aula no curso de Medicina.
Isso só mostra que não é só sobre o julgar, é sobre entender e ser totalmente humano ao ponto de ajudar e compartilhar de um sonho.