Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado no final da tarde desta segunda-feira (7) para a praia do Sol, no Litoral Sul de João Pessoa, para socorrer um homem que sofreu uma queda de parapente.
De acordo com informações dos socorristas, o homem foi socorrido, consciente e orientado, para o hospital de emergência e trauma da capital. Ele reclamava de dores na região lombar e deve passar por exames de imagem.
O homem é um turista do Rio de Janeiro e chegou a alegar que era inisiante nesse tipo de prática. Ele não tinha experiência em falésias, como é o caso da região da Praia do Sol. Ele caiu de uma altura de cerca de 40 metros em uma região de vegetação.
Há cerca de um ano, um turista alemão morreu na mesma região após queda de parapente. Na ocasião os bombeiros auxiliaram no resgate, mas o homem não resistiu.
O esporte
O Parapente (Paraglider em inglês) é semelhante a um paraquedas, no entanto, o paraquedista geralmente salda de uma aeronave e se limita passivamente a diminuir os riscos de uma aterrisagem violenta.
Já o parapentista não salta necessariamente de um avião (podendo ser de montanhas e falésias). Ele tem um voo dinâmico. No parapente, o piloto pode controlar a sua direção e, em circunstâncias favoráveis de correntes de ar, pode pairar, controlando aos poucos seu pouso.
Com Portal T5