Mais de 1,2 milhão de paraibanos não receberam a primeira dose de reforço, considerada a terceira dose, dos imunizantes contra o Covid-19. A informação da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) traz o alerta junto ao aumento de casos da doença em todo o país nos últimos dias.
Cerca de 449 mil paraibanos receberam a segunda dose de reforço (quarta dose), equivalente a 20,56% da população acima de 30 anos. São 1,7 milhão atrasados para essa fase da imunização.
Considerando que a subvariante tenha uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e que retome o uso de máscaras.
Apesar do déficit da população buscando as salas de vacinação, SES-PB vem monitorando a crescente de casos e mantém o plano de contingenciamento para a habilitação de leitos para atender a toda demanda existente para o tratamento da doença.
Ocupação dos leitos
De acordo com o relatório, divulgado no fim de tarde desta quarta-feira (16), pela SES-PB, diz que a ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 29%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 56%. Em Campina Grande, estão ocupados 15% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 0% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 2 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo 64 pacientes estão internados nas unidades de referência para Covid-19.
Com Portal T5