
O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça-feira que o presidente Jair Bolsonaro “estava meio triste” na cerimônia realizada no sábado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende. Foi o primeiro evento público ao qual Bolsonaro compareceu após ter sido derrotado nas eleições presidenciais, no fim de outubro.
No sábado, câmeras mostraram Mourão falando algo a Bolsonaro, que não respondeu. O vice-presidente disse que sugeriu ao chefe do Executivo que tirasse foto com os apoiadores que estavam no local:
— Falei pra ele que tinha aquela porção de gente que queria tirar foto com ele e pedi para ele: “vai lá, tira foto com o povo, pô”. Só isso aí — relatou Mourão, ao deixar a Vice-Presidência no início da tarde.
Questionado sobre a falta de resposta de Bolsonaro, respondeu:
— Ele estava meio triste.
Mourão, que recebeu nesta terça-feira o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin no Palácio do Planalto, minimizou o fato de Bolsonaro não estar participando diretamente da transição.
— Presidente não participa da transição — afirmou, acrescentando: — Acho que está bom. Está tudo andando.
Geraldo Alckmin
O vice-presidente Hamilton Mourão recebeu nesta terça-feira seu sucessor, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto. De acordo com Mourão, o encontro foi solicitado por Alckmin, e os dois conversaram sobre a estrutura da Vice-Presidência.
— Ele veio querer saber quais são as atividades que a Vice-Presidência está fazendo, qual é a estrutura, número de cargos — afirmou Mourão após o encontro, acrescentando: — Ele (que pediu). Ligou ontem, pediu pra tomar um café. E aí eu projetei pra ele ali qual é a nossa estrutura, quais são as atribuições.
Esse foi o primeiro encontro presencial entre os dois. No início do mês, Alckmin já havia estado no Planalto para uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na ocasião, o vice-presidente eleito também teve uma breve conversa com o presidente Jair Bolsonaro.
A reunião ocorreu no gabinete da Vice-Presidência, que fica em um dos anexos do Planalto. De acordo com a assessoria de Mourão, durou cerca de 40 minutos.
Com O Globo