A Receita Federal, com apoio da PRF, deflagrou uma operação, nesta terça-feira (29), no Centro de Campina Grande, para apreensão de produtos irregulares. A ação foi efetuado em 6 lugares diferentes do comércio local, incluindo lojas de artigos importados e um shopping popular.
Segundo a Receita Federal, 15 alvos foram fiscalizados e 3 toneladas de mercadorias foram apreendidas.
De acordo com a Receita Federal, a maior parte da carga apreendida é composta por roupas falsificadas, bolsas, sapatos, eletrônicos, acessórios e brinquedos. Os produtos são avaliados em R$ 2 milhões.
Segundo o chefe da Divisão de Vigilância e Repressão, Gustavo Medeiros, os produtos não atendem especificações técnicas, de fabricação, higiene e segurança.
“Os produtos falsificados não têm as mesmas garantias dos originais, além de não atender as especificações técnicas de fabricação, higiene e segurança. Podem causar mal à saúde do consumidor, não recolhem tributos, provocam a concorrência desleal e muitas vezes podem estar financiando o crime organizado”, explicou.
A operação foi nomeada Rainha da Borborema, em menção à cidade de Campina Grande. Ao todo, 50 servidores da Receita Federal e 20 agentes da Polícia Federal participaram da ação.