Stéphanie Frappart, Neuza Back e Karen Diaz Medina são as primeiras mulheres árbitras a comandar um jogo da Copa do Mundo masculina de futebol.
A brasileira Neuza Back é formada em educação física e em 2008 concluiu o curso de arbitragem. Começou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense e no ano seguinte já estava na Série A do Brasileirão masculino. Atualmente, ela é uma das principais auxiliares do Brasil e também compôs o primeiro trio feminino a apitar uma partida de Copa Libertadores da América.
O trio de arbitragem conduz o confronto entre Alemanha x Costa Rica, no estádio Al Bayt, pela última rodada da fase de grupos do Mundial no Catar.
De um lado do campo, o técnico da Alemanha, Hansi Flick, apoiou o pioneirismo de Frappart.
”Eu confio 100% nela. Acho que ela merece estar aqui”, disse Flick.
Apesar do trio ser inédito, Stéphanie já entrou na história por ter sido a arbitra no jogo entre México e Polônia, do Grupo C, no último dia 22 de novembro. Ela foi também a primeira mulher a apitar partidas da primeira divisão do campeonato francês, assim como da Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) e das eliminatórias da Copa do Qatar.











