
A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece que não houve um novo apagão na rede elétrica do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), na manhã de ontem (23), conforme informação que circulou em blogs e redes sociais.
No último sábado, 21, um curto-circuito em um cabo subterrâneo atingiu a rede elétrica da maternidade. Mesmo com o funcionamento do gerador, a distribuição da energia no Instituto ficou comprometida.
Após horas de trabalho das equipes de engenharia, o problema foi solucionado por volta das 18h do sábado, em 80% da estrutura predial da maternidade, que tem 71 anos de fundação.
Por uma decisão técnica e por cautela, a energia não foi religada em apenas alguns setores, que foram a ala de enfermaria de gestantes do alto risco, a UTI Materna e a segunda recepção da maternidade.
Contudo, na manhã de ontem, o abastecimento elétrico da enfermaria e da UTI Materna foi reestabelecido, restando apenas o fornecimento da segunda recepção. Apesar disso, todos os serviços deste setor estão sendo ofertados em outra área da maternidade.
Após o reparo, inclusive, as gestantes que haviam sido transferidas para o Hospital Municipal Dr. Edgley já retornaram para o ISEA. Desta forma, a informação de que houve um novo apagão é equivocada.
Agora, a Secretaria Municipal de Saúde, em trabalho a ser executado com a Secretaria de Obras, vai iniciar um processo para reformular todo o projeto elétrico do hospital.
Fonte: Codecom/Prefeitura de Campina Grande