A Prefeitura de Campina Grande distribuiu 1.200 fardamentos, acompanhados de equipamentos de segurança (EPIs), para os servidores da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), nesta semana. Foram investidos cerca de R$ 150 mil na distribuição de fardamentos e equipamentos.
Foram contemplados todos os agentes de limpeza, efetivos e contratados, bem como os que trabalham na manutenção da malha viária, canais, galerias, poda, entre outros setores.
O secretário Geraldo Nobre Cavalcanti, explicou que o kit individual entregue é composto por calça, blusa, boné, luvas, óculos, protetor solar e bota, e vão auxiliar na identificação, localização e no conforto e proteção dos funcionários.
A prática do uso de uniforme, segundo ele, se tornou importante e de obrigação por ser uma forma de segurança de acordo com cada atividade exercida, principalmente com os EPIs, pois transmitirem profissionalismo, organização, higiene e também seriedade, que é o que a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima se propõe a prestar a todos. “O uso ainda contribui com o funcionário na economia de roupas próprias para o exercício de suas atividades”, afirmou
A Sesuma é responsável pela coleta de resíduos sólidos, varrição, capinação, manutenção da malha viária ( tapa-buracos), limpeza de canais e galerias, poda de árvores, recuperação de estradas, entre outras atividades que precisam ser executadas com a segurança necessária para os trabalhadores.
Além dos agentes de limpeza, os motoristas, operadores e mecânicos, de todos os departamentos foram contemplados. “ Temos todo o cuidado com o bem-estar de nossos servidores, sobretudo, com os agentes que estão nas ruas, executando os mais diversos serviços, que são essenciais para a limpeza e manutenção da cidade de Campina Grande”, explicou Joméris Tavares, diretor do Departamento de Limpeza Urbana (Delur).
O agente Luis Antonio, que trabalha na varrição de praças e avenidas, comemorou o recebimento do kit. “ Com este fardamento novo, trabalhamos com mais segurança, o que evita que a gente se machque com materiais perfurocortantes. A bota e a luva são muito uteis para evitar contaminação com bactérias”, disse.
Outro cuidado da Prefeitura é com alimentação e segurança no deslocamento dos trabalhadores. Todas as manhãs, eles tomam café bem reforçado e, de ônibus, chegam até os setores pré-agendados para suas atividades.
“A orientação do prefeito Bruno Cunha Lima é cuidar bem desses abnegados profissionais, que não têm hora ou dia para trabalhar. Na chuva ou no sol, domingos e feriados. São uns guerreiros, que com suas mãos e suor, mantém a cidade limpa. Por isso, nosso zelo com todos eles”, concluiu Geraldo Nobre.
Fonte: Codecom/PMCG