O surfista André Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, atacado por um tubarão ontem (20), em Olinda, segue em estado grave.
O ataque aconteceu por volta das 16h30, na Praia dos Milagres, no bairro do Varadouro.
Um comerciante identificado como Mauro Melo contou que estava na praia trabalhando no seu bar, quando ouviu o barulho. Primeiro, o surfista gritou “socorro”. Depois, segundo ele, as pessoas alertaram: “É tubarão”.
Melo também realiza um trabalho de conscientização sobre a necessidade de limpeza da praia e conhece bem o local. “A maré estava alta, com 2,7 metros. A maior em muito tempo”, comentou.
Quando partiu para socorrer a vítima, Mauro Melo disse que não pensou em nada. “Queria tirar ele. As lesões na batata da perna eram as piores. Peguei uma cordinha que o surfista usa para ficar preso à prancha, o estrepe e fiz um torniquete”, declarou.
O homem que socorreu o surfista ferido também disse que pegou a vítima pela cintura e levou para a areia. “Ele também dizia ‘Deus, Jesus, não deixe eu morrer’”.
Mauro contou também que conhecia André Luiz. Disse que o rapaz ia para a praia surfar, “de vez em quando”. “Ele foi surfar com a prancha de bodyboard e não estava lá dentro do mar, não”, lembrou.
Mauro disse que falou com a esposa da vítima. A família dele estava no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central do Recife, para onde ele foi levado.
Segundo a emergência do HR, André Luiz deu entrada por volta das 17h10 e foi levado para o bloco cirúrgico, em estado grave.
O homem estava consciente e conseguia falar quando chegou ao hospital, de acordo com funcionários da recepção da unidade.
A assessoria de imprensa do hospital, ainda não emitiu atualização sobre o quadro de saúde do surfista.
Fonte: G1