Devido as mudanças no clima na Paraíba, é natural o aumento da ocorrência de síndromes respiratórias e viroses nas crianças. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Complexo Pediátrico Arlinda Marques, em João Pessoa, é uma das unidades que sofre aumento no volume de atendimentos de síndromes gripais. Com isso, o governo anunciou o início da vacinação no próximo dia 10 de abril contra influenza em todo o país, prosseguindo até o dia 31 de maio.
Para evitar a propagação do vírus da gripe e minimizar casos graves de síndromes respiratórias, a principal medida preventiva é a vacinação “É importantíssimo manter o calendário vacinal atualizado de toda a família, para prevenir doenças virais, pneumonia, meningite, dentre outras. É essencial também realizar o isolamento das crianças, evitando o contato delas com outras pessoas doentes, não levar à escola aquelas que estão com algum sintoma e separar irmãos, caso algum deles esteja acometido”, afirma o pediatra Ariano Brilhante.
A SES promove a campanha de vacinação contra a influenza em todo o estado de 10 de abril até 31 de maio e nela serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Com Portal T5