Pescadores da praia de Acaú, em Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, encontraram mais um peixe-leão, nessa quinta-feira (6). A informação foi confirmada pelo Instituto de Pesquisa e Ação – InPact, que trabalha na preservação do meio ambiente marinho. Além de afetar a biodiversidade marinha, o peixe pode causar acidentes quando em contato com os banhistas.
Orientações
No primeiro registro do animal nas praias da Paraíba, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) emitiu uma nota tranquilizando a população e dando orientações de como agir caso a população encontre um animal da espécie.
De acordo com o chefe da Divisão de Fauna da Sudema, Leandro Silvestre, a população deve entrar em contato com as autoridades ambientais. “A presença da espécie pode gerar acidentes não letais. Deste modo, recomenda-se que, ao avistar o animal, o banhista informe o fato às autoridades ambientais, detalhando a localização aproximada”, acrescentou Leandro.
E que apesar dos registros, a Sudema esclarece que não há motivo para pânico: “Estamos buscando orientar a população, sobretudo pescadores e mergulhadores, sobre a presença dessa espécie e a importância de sermos sempre informados de seu aparecimento. O cuidado principal é não entrar em contato com o animal e comunicar as autoridades o quanto antes”, acrescentou o superintendente Marcelo Cavalcanti.
Serviço
Caso encontre um exemplar de peixe-leão, comunique imediatamente a Sudema através do (83) 92000-7927 ou por meio de nosso formulário eletrônico https://forms.gle/ktjh9uusXPhHPXrR7 .
Com Portal T5