A edição mais recente da pesquisa Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em março deste ano, aponta que o empresário da construção civil permanece otimista, com expectativa de crescimento do nível de atividade, do lançamento de novos empreendimentos e serviços, das compras de matérias-primas e do número de empregados. O índice de intenção de investimento da indústria da construção avançou 0,6 ponto na passagem de fevereiro para março de 2023, para 45,3 pontos.
É com esse cenário de expectativas positivas e o retorno na intenção de investir que o portifólio de consultorias e serviços de metrologia oferecidos pela rede de Institutos de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) será apresentado na 96ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção. Este ano, o ENIC ocorrerá de forma conjunta com o maior evento de construção civil e arquitetura da América Latina, a 27ª FEICON – de 11 a 14 de abril, em São Paulo.
Os seis Institutos SENAI de Tecnologia (ISTs) em Construção Civil atuantes em cinco estados e no Distrito Federal estarão presentes em todos os dias de evento. Um estande de seis metros quadrados será instalado no ENIC para apresentar as frentes de atuação do SENAI, além de oferecer atendimento personalizado para prospectar novas parcerias e rodada de negócios.
A conjuntura atual, tendências em inovações tecnológicas e sustentabilidade também serão debatidas com os principais atores do mercado. A programação inclui temas como construção com madeira, cidades verticalizadas, BIM (Modelagem de Informação da Construção) em obras industriais, inteligência artificial, legislação, relações trabalhistas, baixo carbono, a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida e industrialização.
SENAI vai falar de produtividade e tendências na construção
Os ganhos em produtividade e em eficiência com a industrialização da construção civil serão analisados, em palestra, pelo diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI, Jefferson Gomes. O painel será na quarta-feira (12), às 18h.
“A construção civil é um dos grandes impulsionadores da nossa economia. É um momento de recuperação do setor e, no ENIC, teremos a oportunidade de discutir os temas e tendências que vão impactar as empresas e profissionais; contribuindo para o desenvolvimento e integração da cadeia produtiva da construção”, avalia Gomes.
No mesmo dia, às 15h, o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Roberto de Medeiros, apresentará a atuação dos Institutos SENAI de Tecnologia (ISTs) e o papel da rede para o desenvolvimento tecnológico na construção.
Entre os dias 11 e 14 de abril, responsáveis técnicos dos ISTs em Construção Civil da Bahia, do Distrito Federal, do Paraná, de Pernambuco, de Santa Catarina e de São Paulo serão convidados em painéis com assuntos relevantes para a indústria, tais como: “Ecossistema de Inovação – Métodos Modernos de Construção”, “Financiamentos para a Construção Civil e para os Projetos de Inovação”, “Construção com Madeira (CMA)”, “Norma de desempenho das construções, com foco nas alterações após sua publicação”, “Construção 2030 e o desafio das barreiras para a industrialização”, entre outros.
Institutos SENAI de Tecnologia
Aliados ao desenvolvimento industrial, os 60 Institutos SENAI de Tecnologia oferecem serviços de metrologia e de consultoria que tem soluções para reduzir desperdícios e impactos nas práticas produtivas e na produtividade. A rede conta com equipe de 1,3 mil consultores capacitados em metodologias padronizadas e testadas, conectados em rede nacional para atendimento de demandas setoriais. Em 2022, foram executados 2,1 milhões de ensaios nos 232 laboratórios de serviços metrológicos em atividade.
Projeção de manter resultados positivos em 2023
Na avaliação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), organizadora do ENIC, fatores como o crescimento do setor, o anúncio de retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida e a desaceleração do Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) são alguns dos indicativos de que a construção civil continuará registrando resultados positivos em 2023.
“Temos uma grande oportunidade de ser uma âncora do desenvolvimento daqui para frente, coisa que ao longo do tempo ficou em segundo plano. A melhoria da produtividade e da competitividade do setor, com a industrialização, capacitação, inovação e tecnologia, vai aumentar a performance para maiores investimentos e, consequentemente, tornar a economia mais forte”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins.
Com a temática Engenharia & Negócios, a edição terá foco em novidades da construção e debates sobre oportunidades de mercado. “O ENIC acrescentará muito ao nosso desafio de proporcionar conhecimento e apontar tendências aos profissionais que participam da feira e a oportunidade de networking com especialistas da área”, analisa a gerente da FEICON, Lúcia Mourad.
Fonte: FIEP