Mais de 19 mil cirurgias eletivas ocupam a fila no SUS (Sistema Único de Saúde), na Paraíba. Procedimentos de catarata, abdominais, ortopédicos, de aparelho digestivo e hérnia são mais requisitados entre as 680 mil cirurgias que ainda precisam acontecer em 19 estados do Brasil.

Os dados são do Ministério da Saúde, que iniciou um repasse de verbas para redução de filas para cirurgias eletivas. Para a Paraíba, serão destinados R$ 11 milhões pelo Programa Nacional de Redução de Filas. Até o momento, 30% desse valor já foi disponibilizado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ana Macêdo, 50 anos, está entre os milhares de pacientes que estão na fila de espera na Paraíba. Moradora de João Pessoa, há cinco meses ela aguarda a realização de uma histerectomia pelo SUS, procedimento que custa em média R$ 10 mil na rede privada.

É uma expectativa grande. Toda vez que o meu celular toca em um número diferente eu penso que seja do hospital para marcar a cirurgia.

A fila de espera por cirurgias eletivas nas cidades paraibanas vem sendo reduzida aos poucos através do “Opera Paraíba”. Ao portal, a SES informou que em abril deste ano foram realizados mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos pelo programa. Desde que foi criado, em 2019, cerca de 45 mil cirurgias foram feitas.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário
loader-image
Paraíba, BR
23:41, 12/12/2024
temperature icon 22°C
nublado
Humidity 76 %
Pressure 1012 mb
Wind 25 Km/h
Wind Gust Wind Gust: 41 Km/h
Clouds Clouds: 74%
Visibility Visibility: 10 km
Sunrise Sunrise: 05:03
Sunset Sunset: 17:36
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -