O vereador de Areial, José Ronaldo de Souza, vai voltar a presidir a Câmara de Vereadores daquele municipio após decisão da juíza Paula Frassinetti Nóbrega de Miranda Dantas, que o reconduziu a presidência após afastamento realizado sem determinação judicial.
Ronaldo tinha sido afastado por decisão dos vereadores ligados ao prefeito de Areial, Adelson Banjamim, que planejaram um golpe e retiraram o vereador, único opositor do cargo. Os oito vereadores deram posse a Marcos Antônio Jorge da Silva, Maria do Socorro Simão, Ivanilde Costa e Valmir dos Santos que assumiram a direção da nova mesa diretora.
A decisão da juíza anulou os atos de posse e determinou a volta do vereador Ronaldo de Souza a presidência da Casa.
Entenda o caso:
A câmara de Areial protagonizou a cassação de três vereadores de oposição (MDB), sendo eles: Josinaldo Miguel, Edvaldo de Lima e Diego. O TRE-PB determinou a recontagem dos votos para a disputa proporcional. A razão se deu por uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) relativa às eleições de 2020, envolvendo candidaturas laranjas. Esse feito ajudou o prefeito a contar com aliados no poder legislativo.
Tomaram posse os vereadores Lielton Bezerra (Gago), Ivanilde Costa e Valmir Liberato; além do primeiro e segundo suplentes do Cidadania, Socorro Simão e Vagner Henrique; e primeiro e segundo suplentes do PSB, Maria do Socorro e Francisdalva Souza.
Uma nova eleição foi formulada para escolha dos novos membros da mesa diretora, anulando uma última eleição por meio de uma manobra política. Ronaldo que será reconduzido a presidência é o único opositor. A mesa segue sem outros membros até decisão judicial.