Neste sábado (10), Manchester City e Inter de Milão vão decidir quem ficará com o título da UEFA Champions League de 2022/23, em um confronto que promete entrar para a história em Istambul, na Turquia.
O jogo deste sábado (10) terá um palco especial. A partida vai acontecer no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, lugar que presenciou uma das maiores conquistas de todos os tempos da competição, quando o Liverpool venceu o Milan nos pênaltis e ergueu a Orelhuda em 2004/05.
Agora, 18 anos depois, o estádio que tem capacidade para pouco mais de 75 mil pessoas volta a receber uma decisão da Champions, após o “Milagre de Istambul”.
O Manchester City busca o primeiro título da Champions de sua história. Vice-campeão há duas temporadas, o time de Pep Guardiola chega como grande favorito para o confronto e invicto.
Na fase de grupos, o time inglês não teve dificuldades para se classificar, avançando em primeiro e conquistando 14 dos 18 pontos possíveis com 4 vitórias e 2 empates em uma chave com Borussia Dortmund, Copenhague e Sevilla.
No mata-mata, graças ao brilho de Erling Haaland, o City superou RB Leipzig nas oitavas e precisou encarar gigantes nas fases seguintes: nas quartas, o poderoso Bayern de Munique não resistiu ao desempenho do time inglês e viu Haaland brilhar.
Já nas semis, os Cityzens mediram forças com o atual campeão Real Madrid e, após um empate no Santiago Bernabéu, a equipe de Manchester teve uma grande atuação no Etihad goleando os espanhóis por 4 a 0: classificação indiscutível.
Por outro lado, a Inter de Milão quer ser tetracampeã da Europa. Os nerazzurri não conquistam uma Champions desde a temporada 2009/10 e, assim como na última vez, os italianos vão precisar superar um adversário poderoso para levantar a Orelhuda.
Na fase de grupos, os italianos enfrentaram Bayern de Munique, Barcelona e Viktoria Plzen, mas apesar dos dois rivais mais poderosos conseguiram avançar na segunda posição da chave. Foram 3 vitórias, um empate e 2 derrotas, o que fez os nerazzuri terminarem com 10 pontos conquistados, desbancando o Barça.
No mata-mata, a equipe de Simone Inzaghi superou as dificuldades e desbancou a dupla portuguesa Porto e Benfica, nas oitavas e quartas de final respectivamente. Nas semis, a Inter ficou frente a frente com o rival Milan e, após duas vitórias, chegou à grande decisão da Champions.
Esta será a segunda final de Champions que o Manchester City disputará. O clube de Manchester bateu na trave em 2020/21 ao ser derrotado para o Chelsea, enquanto na temporada passada acabou caindo nas semis para o Real Madrid e agora busca um título inédito da competição.
Aliás, se o time de Guardiola erguer a Orelhuda entrará para um seleto grupo de campeões que hoje conta com 22 equipes, sendo o Real Madrid o maior vencedor. A última vez que um clube venceu a Champions League de forma inédita foi em 2011/12, com o Chelsea.
Fonte: TNT Sports