A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), e por meio da parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou na manhã de ontem (12), o lançamento do “Cine PRF”, mais uma ferramenta pedagógica para reforçar, de forma transversal e interdisciplinar, a Educação para o Trânsito. O projeto está dentro das ações do Educar PRF.
Trata-se de uma carreta estruturada com um cinema, instalada ao lado do Museu Digital, às margens do Açude Velho, no centro da cidade, onde serão exibidos desta segunda até a próxima sexta-feira, 16 de junho, seis sessões de cinema. Serão curtas metragens, vídeos educativos e documentários, contemplando temas como uma reflexão sobre cuidados com motocicletas, combate ao uso do celular e de bebidas no trânsito e alertas para pedestres.
Ao todo 1.150 estudantes, de 15 unidades de Ensino da Rede Municipal, ao longo desta semana, serão mediados por agentes da PRF. O trabalho será realizado em conjunto com uma equipe técnica pedagógica da Seduc e uma equipe de Educação para o Trânsito da STTP (DET).
Para a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, o projeto é de grande importância, já que envolve um número significativo de estudantes e contribui para um processo que a Seduc já reforça também em sala de aula. “A Educação para o trânsito é um processo fundamental para a sociedade e nós endossamos ações relativas à pauta”, disse.
“O nosso projeto é fazer com que essas crianças já se entendam como atores do trânsito e, de forma colaborativa, elas possam agregar conhecimentos e valores e possam agir em sua própria defesa e na defesa das pessoas que estão em seu meio social”, declarou o chefe do grupo de Educação para o Trânsito da PRF PB, Cledson Augusto.
No lançamento do “Cine PRF” estavam a gerente de projetos da Seduc, Fabíola Gaudêncio (representando a Seduc) e Adriana Sá, gerente do Ensino Fundamental da Rede. Representando a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), estava o coordenador de trânsito, Daniel Araújo.
Pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram presentes, Victor Sales, chefe da Delegacia de Campina Grande; Pedro Ivo, superintendente da PRF na Paraíba; agente Itiel, um dos formadores do Cine PRF; Luís Damazio, chefe do núcleo de policiamento e fiscalização de Delegacia Campina Grande e Carlos Wendel, chefe do serviço de operações da PRF.
Educar PRF
O projeto ‘Educar PRF’ foi iniciado na Rede Municipal, no ano de 2020, e desenvolve atividades de educação no trânsito com os estudantes de escolas municipais. Neste ano são contemplados pelo projeto Educar PRG, 5.300 estudantes de 15 Unidades Educacionais da Rede.