“É mais uma forma de incentivar a população a se vacinar, promovendo esse acesso ao Sítio São João. Essa parceria tem o objetivo de explorar a potencialidade da festa e levar a imunização às pessoas nos locais onde elas estão frequentando neste período”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.
As ações no Sítio São João vão acontecer todas as quartas-feiras do mês de junho. Durante todo o mês, outras ações vão ser desenvolvidas em espaços como o Parque do Povo e os distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista para ofertar a vacinação durante os festejos juninos.
A campanha une o Zé Gotinha aos personagens da festa junina de Campina Grande nessa edição especial de 40 anos, que são o Sabugildo e a Milharilda. Os personagens d’O Maior São João do Mundo e o Zé Gotinha são contemporâneos, nasceram nos anos 80, com missões diferentes, mas que agora se juntam em torno de Vacinação e São João. Além disso, O Forró de Zé Gotinha remete a símbolos da nossa festa como O Forró de Zé Lagoa e O Forró de Zé Bezerra.
“No mês de junho, em Campina Grande, realizamos O Maior São João do Mundo, que atrai milhões de turistas e canaliza as atenções do público da cidade para os espaços e os temas da festa, como o Parque do Povo. Valendo-se da potencialidade desse período, o objetivo é desenvolver uma campanha de incentivo à vacinação, visto que os índices de imunização continuam baixos e as metas da cobertura vacinal não estão sendo atingidas”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.
O trabalho da imunização em Campina Grande foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF), que destacou a ação da Busca Ativa Vacinal no seu relatório anual de 2023.
A BAV é uma estratégia desenvolvida em cinco municípios brasileiros que leva a vacina até as casas das pessoas, bem como a espaços públicos. Alem da BAV, Campina Grande criou a ação “Carro da Vacina”, com imunização volante, e realiza diversas campanhas ao longo do ano. Outros avanços foram a reabertura e expansão das salas de vacina, a construção da Rede de Frios e a compra de câmaras frias para armazenar os imunizantes.
Com Codecom