Setores do turismo e do comércio avaliam positivamente os primeiros 15 dias do São João de CG

7 min. leitura

Conhecido como um segundo Natal para o comércio de Campina Grande, O Maior São João do Mundo já é motivo de comemoração no segmento nesses primeiros 15 dias da festa. Representantes do setor já detectaram crescimento de cerca de 10% nas vendas no comércio da cidade. Entre os comerciantes que atuam diretamente na festa o número chega a 30%. Na hotelaria, os dados também são animadores.

A taxa de ocupação de leitos na cidade, já na primeira semana do evento, foi considerada bem acima da expectativa, superando os números do ano passado e ficando acima de 60%. No final de semana dos Namorados chegou a 80%, principalmente em hotéis como o Garden, segundo o presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Campina Grande, Divaildo Júnior.

“A avaliação geral é muito positiva. É a maior festa realizada, acredito desde a primeira edição. Em termos de número de faturamento vai ser a maior desde o início do Maior São João do Mundo. A gente não vai ter nenhum outro ano que tenha tido um faturamento tão. Assim eu acredito, mas a confirmação teremos quando consolidar os dados”, comemorou.

De acordo com Divaildo, o Parque do Povo está muito organizado e os comerciantes estão satisfeitos.

Contando os comércios que são acolhidos pelo Maior São João do Mundo , tanto no Parque do Povo, quanto no Quadrilhódromo, nos distritos e em iniciativas como o Sítio São João, são aproximadamente mil comerciantes, conforme o presidente da Associação de Barraqueiros de Campina Grande, Lucinei Cavalcanti.

A Associação fez um levantamento informal com cerca de 400 deles, que ficam dentro e nas adjacências do Parque do Povo. Segundo Lucinei, as vendas aumentaram cerca de 30% em relação aos anos anteriores.

“Há uma variação nesse aumento com relação a localização das barracas, prática de preços e promocionais. Mas a perspectiva é que se tenha mais ainda o faturamento daqui por diante. E isso se deve muito ao zelo, ao cuidado que a Arte Produções está tendo em relação ao Maior São João do Mundo. Nós temos um cenário muito elogiado, com uma programação que agrada diversos públicos, com o forró convidando outros ritmos, como um evento multicultural, envolvendo a culinária e o artesanato local”, destacou.

A comerciante Vânia Lúcia dos Santos, que tem uma barraca no Parque do Povo, vende no local há 20 anos e está muito satisfeita. “Sempre foi bom para gente, não importa onde a gente fique. Esse ano, está muito bonito e organizado. Eu estou vendendo bem, está ótimo, espero que fique melhor ainda. Comparado ao ano passado, estamos vendendo bem, mesmo não estando no local onde ficamos”, disse.

Comércio de vestuário e beleza lideram as vendas

Os ótimos resultados dentro do Parque do Povo também refletem fora, no comércio em geral da cidade. As expectativas em relação ao São João da cidade são as melhores para os lojistas, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eliezio Bezerra. “O centro da cidade está muito cheio, as lojas muito movimentadas, e o Shopping Popular Edson Diniz lotando alguns dias antes e no Dia dos Namorados. Acreditamos que ao final do evento, é possível ter uma aumento de 10% no arrecadado mensal, em relação ao mesmo período do ano passado no comércio da cidade”, previu.

Os produtos de moda e beleza são os que mais vendem, especificamente nas lojas de cosméticos. “Acredito que a maneira como a empresa realizadora do Maior São João do Mundo preparou a festa deu um clima aos comerciantes. Devido ao cenário de endividamento do povo em geral, nessa fase pós-pandemia, nem esperávamos tantas vendas. A gente realizou com a prefeitura o Arraiá da CDL no Calçadão da Cardoso Vieira e foi um sucesso, movimentando as vendas até o momento. Desde maio, as contratações temporárias estão ocorrendo e devem também aumentar neste mês”, elencou.

Cultura, diversão e arte fazem a diferença no PP

O novo layout do evento é um grande atrativo para mais pessoas estarem visitarem O Maior São João do Mundo, segundo os realizadores. A turista Ana Furtado, do Rio de Janeiro, está viajando pelo Nordeste e conhecendo o São João da cidade. “A gente fica até surpresa, porque estou impressionada com a grandeza do evento. Muito limpo, com muitos policiais. Eu vou continuar vindo e ainda vou trazer outras pessoas”, comentou.

E uma das atrações para essas tantas pessoas que visitam o Parque do Povo evidência um espetáculo cultural das tradições juninas. As quadrilhas são também protagonistas na festa.

O presidente da Associação das Quadrilhas Juninas (Asquaju), Márcio Marques, disse que só tem elogios a fazer a Arte Produções, que dispensou um tratamento profissional aos quadrilheiros, tratando muito bem os artistas e montando uma estrutura exclusiva para os grupos se apresentarem, um destaque que nunca houve para essa parte do evento.

“Faz 39 anos que sou ligado a cultura das quadrilhas juninas e posso afirmar que nunca na nossa história fomos tão bem tratados. A estrutura do Quadrilhódromo foi um sonho nosso realizado, com as especificações de tamanho que precisávamos para realizar nossos espetáculos, com palco, luz e som perfeitos. Tivemos um apoio também dos realizadores nunca antes experimentado, com montagem da área para os espetáculos, e oferta de lanches e bebidas”, comentou.

Compartilhe este artigo